Leitura: 3min

Geladeira inverter é boa?

Dufrio Refrigeração

14 abr 2020

Compartilhe:

Geladeira inverter em cozinha decorada

Na hora da compra de uma geladeira nova, consumidores preocupados com o gasto de energia do eletrodoméstico têm algumas alternativas.

Uma delas é apostar em um modelo com tecnologia inverter, que promete entregar os mesmos benefícios de uma geladeira comum por um consumo menor.

Contudo, essa tecnologia ainda não é amplamente conhecida pelo público, então muita gente fica com receio de fazer o investimento. Afinal, a geladeira inverter é boa mesmo?

Geladeira inverter e inverse: qual é a diferença?

Antes de tudo, temos que deixar claro que geladeira inverter não tem nada a ver com a geladeira inverse. É comum que as pessoas confundam os dois termos.

Inverse é apenas um modelo de geladeira com formato “invertido”: ou seja, o refrigerador fica na parte de cima e o freezer na parte de baixo. Ela é mais prática do que as geladeiras comuns porque facilita o acesso dos alimentos mais utilizados no dia a dia.

Veja aqui outros tipos de geladeira.

Já a geladeira inverter traz a tecnologia presente também em outros aparelhos elétricos, como ar condicionado, máquina de lavar e freezer. Seu diferencial é a eficiência e o menor consumo de energia.

Em busca de geladeira econômica? Veja modelos eficientes!

Os eletrodomésticos da linha inverter, desenvolvida pela Toshiba nos anos 1980, têm controle de velocidade do compressor que impede o chamado “liga e desliga” — aquele efeito que provoca mais gasto de energia.

Assim, quando o aparelho atinge a temperatura ideal, ela se mantém constante, evitando os picos de consumo.

Sensores instalados na estrutura interna e externa sinalizam a temperatura ideal do aparelho, e sensores de rotação e de corrente elétrica conectados na placa principal do produto controlam o nível de refrigeração.

Quais as vantagens da geladeira inverter?

É claro que o maior atrativo da geladeira inverter para os consumidores é a promessa de economia de energia. Durante a noite, por exemplo, quando a porta da geladeira fica fechada por um período mais longo, o consumo é reduzido significativamente.

Além disso, esse modelo trabalha em potência mais baixa do que os eletrodomésticos convencionais, então isso faz toda a diferença na conta de energia no fim do mês. A economia pode ser de até 40%. Mas as vantagens da geladeira inverter vão além:

  • emite menos ruídos: o compressor inverter trabalha em baixa rotação quando a temperatura é estabilizada, então costuma ser mais silencioso.
  • tem durabilidade maior do que aos modelos convencionais, já que o compressor inverter trabalha de forma inteligente e não sofre tanto desgaste.
  • apresenta ótimo desempenho, semelhante ou até melhor do que as geladeiras comuns.
  • certos modelos funcionam a base de gás ecológico (R410A), que não agride a camada de ozônio.
  • algumas marcas oferecem até 10 anos de garantia para esse modelo.

Conclusão

A tecnologia inverter oferece incontáveis vantagens para otimizar o uso do seus aparelhos e eletrodomésticos — e não poderia ser diferente com a geladeira. Ou seja, a geladeira inverter é boa, sim!

Embora o custo do investimento possa ser mais alto, é um modelo com ótimo custo-benefício que vai te oferecer eficiência, qualidade e economia a longo prazo. Afinal, a geladeira inverter é para a vida toda!

Compartilhe:

Próximo...

Funcionamento da Dufrio durante a pandemia

Neste momento delicado, a Dufrio mantém o comprometimento de zelar pela saúde de seus colaboradores. Por isso, hoje nossa equipe está atuando majoritariamente em regime Home Office em função da pandemia. Para os colaboradores cujas atividades presenciais ainda são necessárias, reforçamos a importância de sempre manter as mãos higienizadas, a

Leia também

consumo de energia do ar-condicionado
Ar Condicionado
Dicas
Dicas de Economia

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos mais úteis em residências e empresas, especialmente em países de clima tropical como o Brasil. No entanto, também é um dos que mais geram dúvidas quando o assunto é consumo de energia. Muitas pessoas acreditam em mitos que podem levar a práticas ineficientes, enquanto

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Capacitores de ar-condicionado

Os capacitores são componentes fundamentais nos sistemas de refrigeração, desempenhando um importante papel no funcionamento dos motores que acionam tanto o compressor quanto os ventiladores. Eles ajudam a garantir o desempenho eficiente do sistema, fornecendo a energia necessária para o motor iniciar e manter sua operação de forma constante. No

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Como manter o conforto térmico com economia de energia e sem sustos na conta de luz

Em tempos de temperaturas elevadas, todo mundo busca maneiras de manter a casa mais fresca. Mas será que dá para ter conforto térmico com economia de energia? A boa notícia é que sim! Com pequenas mudanças de hábito, manutenção adequada e a escolha do ar-condicionado ideal, é possível atravessar o

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

IA na climatização: o que é e como funciona?

A tecnologia vem transformando cada aspecto do nosso dia a dia e os sistemas de climatização não ficam de fora. A inteligência artificial (IA), que já impacta setores como saúde, mobilidade e comunicação, agora chega com força aos aparelhos de ar-condicionado, inaugurando uma era de conforto, eficiência energética e conectividade.