Em outras postagens do Blog, já falamos sobre o que são câmaras frigoríficas e sobre câmaras frias customizadas. Além disso, também já trouxemos mais informações sobre a divisão de câmaras frias da Dufrio, setor que vem oferecendo soluções cada vez mais completas e eficientes para os nossos clientes.
No post de hoje, vamos falar sobre os painéis isotérmicos, que são estruturas muito importantes para o funcionamento das câmaras frias.
O que é um isolante térmico?
Um isolante térmico é qualquer material que elimina a condutividade de calor entre dois ambientes com temperaturas diferentes. São materiais formados por uma infinidade de células, gases ou outras composições. As partículas devem ser pequenas, de maneira a impedir o movimento do calor; quanto maior o número desses elementos, melhor será a qualidade do isolamento.
O que é painel isotérmico?
Os painéis isotérmicos, que são utilizados em câmaras frias, fazem uso das tecnologias citadas acima para possuir mais eficiência em isolar ao máximo a temperatura interna, de modo que o produto se mantenha nas condições de armazenagem desejadas. Ou seja, os painéis isotérmicos são módulos pré-fabricados, que têm como objetivo entravar a passagem de calor e preservar as condições de temperatura do ambiente interno.
Entretanto, esse isolamento ainda não é perfeito, visto que existem perdas de rendimentos a serem considerados no cálculo de carga térmica. Por este motivo, a escolha do tipo de isolamento térmico é extremamente importante, pois ele diversifica dependendo da aplicação.
Quais são os tipos de painéis isotérmicos que existem?
Atualmente, no mercado nacional, dois tipos de painéis isotérmicos se destacam na utilização em câmaras frias: o PIR (poliisocianurato) e o EPS (poliestireno expandido). Em ambos os modelos, há características importantes que os painéis isotérmicos devem possuir, como:
- Baixa densidade (para não sobrecarregar o peso do sistema);
- Não possuir ou fixar cheiro;
- Baixa absorção de umidade (baixa permeabilidade);
- Resistência a deformações causadas por diferenças de temperatura;
- Alta resistência mecânica;
- Não ser inflamável;
- Fácil instalação.
Painel isotérmico EPS (poliestireno expandido)
Ainda muito utilizado em câmaras frias, o EPS é um plástico rígido formado através da polimerização do estireno em água. Durante o processo, o material é espumado pela ação do vapor de água formando pérolas, as quais, ao final do processo de expansão, têm seu volume aumentado várias vezes, sendo aproximadamente 95% de ar e o restante de poliestireno. Esses materiais são 100% reaproveitáveis e recicláveis, podendo inclusive retornar à condição de matéria-prima.
Painel isotérmico PIR (Poliisocianurato)
É um plástico termofixo, obtido da mesma forma que o PUR (painel com material isolante em poliuretano), com alguns diferenciais químicos e de composição. Apresenta, também, excelentes propriedades termoisolantes e mecânicas. Tecnicamente, se diferencia do PUR por apresentar melhor resistência térmica a altas temperaturas.
As placas de poliisocianurato são compostas por 95% de células fechadas e o restante de abertas. Por conta disso, o PIR não absorve água. Entre as vantagens, apresenta baixo índice de condutibilidade térmica, o que, comparado a outros produtos voltados ao isolamento térmico, é bastante interessante, visto que necessita de uma espessura menor para ter o mesmo nível de isolamento que outros tipos de materiais. Ou seja, ele é mais eficiente que os demais.
Quais são os diferenciais dos painéis isotérmicos?
Não há necessidade de utilização de água na sua instalação e nem na sua produção, é considerado uma construção seca. Ambas opções (EPS e PIR) chegam prontas para instalação, o que proporciona um canteiro de obras limpo, com alta produtividade, livre de entulhos e de desperdício de materiais. Os painéis podem ser utilizados tanto como revestimento, quanto como estrutura, e, por isso, dispensam chapisco, reboco e emboço, o que diminui o peso das edificações.
Gostou deste conteúdo? Escreva para nós nos comentários! Dúvidas e sugestões de conteúdo são sempre bem-vindas!