Equipamentos para cozinha industrial

Dufrio Refrigeração

09 ago 2019

Compartilhe:

Como equipar cozinha industrial

Um dos principais desafios de montar uma cozinha industrial é identificar tudo o que será necessário para facilitar o trabalho diário. Para ajudar você na escolha dos equipamentos para cozinha industrial, trouxemos uma lista daqueles que são mais utilizados em geral.

Vamos ver?

Refrigeração

A refrigeração é um dos pilares para manter o bom funcionamento de uma cozinha industrial . Quase todos os preparos irão necessitar da refrigeração em algum momento, seja para armazenar os produtos já prontos ou os seus ingredientes. Abaixo, os principais equipamentos de refrigeração:

Balcão refrigerado

É ideal para otimizar o espaço em cozinhas menores pois, a parte superior pode ser utilizada como bancada. Existem dois tipos de balcão refrigerado, o expositor com vidro e o para cozinhas industriais, que é o que estamos falando.

Esse modelo consegue chegar a temperaturas mais baixas, ideias para conversar alimentos por mais tempo, sem perder a qualidade.

Geladeira comercial

A geladeira comercial é mais usada para o armazenamento de bebidas e alimentos que não precisam ser congelados. Também é conhecida como refrigerador comercial e existem diversos tamanhos e modelos no mercado.

Geralmente, quem tem uma cozinha industrial de pequeno porte acaba adotando as geladeiras e refrigeradores domésticos, por questões de custo-benefício.

Veja esse outro postFreezer

Para alimentos que precisam ser congelados, ou seja, para temperaturas abaixo de zero, é necessário obter um freezer dentre os equipamentos para cozinha industrial. Existem dois modelos disponíveis no mercado: o freezer horizontal e o freezer vertical.

Você pode escolher o que encaixar melhor no espaço de sua cozinha, considerando a necessidade de armazenamento e a orientação do equipamento).

Câmara fria

Agora, estamos falando de cozinhas industriais com grande disponibilidade de espaço. Para o armazenamento de alimentos e bebidas em quantidades muito maiores, o ideal são as câmaras frias. Elas são uma “sala” estruturada para ser refrigerada na temperatura escolhida no projeto. Após a instalação de uma câmara fria no estabelecimento, o espaço pode ser equipado com prateleiras e demais organizadores para comportar os alimentos.

Fornos, chapas e fogões

Aqui, temos o coração de uma cozinha industrial, já que estamos falando dos equipamentos para cozinhar todos os preparos. Os fornos servem tanto para aquecer alimentos pré-prontos e servi-los quentinhos como para assar do zero (por exemplo, os pães congelados em padarias).

Já as chapas são para a produção de alimentos fritos, como ovos, hambúrgueres e bifes. Por último, os fogões são mais versáteis, pois eles permitem o preparo de praticamente qualquer alimento.

Lavadoras de louça e pias

Esse item está na lista porque, apesar de óbvio, algumas pessoas esquecem o quão desgastante pode ser a quantidade de louça para lavar sem a estrutura necessária. Dependendo do tamanho da cozinha industrial, é preciso de mais de uma pia, assim como as lavadoras de louça (para otimizar tempo e trabalho).

Bancadas e prateleiras

Para que a manipulação dos alimentos seja realizada com mais conforto e praticidade, as bancadas são indispensáveis em cozinhas industriais. E para armazenar utensílios e ingredientes que não precisam de refrigeração, as prateleiras cumprem bem essa função.

Outros equipamentos para cozinha industrial

  • Máquinas de gelo: ajuda a economizar com a compra terceirizada de gelo, pois permite produção própria na quantidade desejada.
  • Extratores de suco: para estabelecimentos que servem suco no cardápio, é uma opção que facilita todo o processo.
  • Batedeiras: ajudam em muitos tipos de preparo que precisam realizar misturas de ingredientes, o que poupa mais tempo do que fazer manualmente.
  • Fritadeiras: para cozinhas que servem grandes quantidades de alimentos fritos, como batatas e bolinhos.
  • Liquidificadores: versáteis, pois ajudam em diversos preparos, como sucos, molhos, misturas, etc.
  • Descascadores, cortadores e processadores: facilitam o trabalho que, sem eles, seria manual. Além disso, otimizam o tempo de produção.
  • Masseiras e modeladores para quem trabalha com padaria ou confeitaria, são equipamentos que facilitam o preparo de massas e misturas.
  • Coifas: para manter o ar limpo e agradável no ambiente, assim como manter a durabilidade dos demais equipamentos da cozinha, mantendo-os livres de gorduras e demais impurezas.

Crie um check-list de equipamentos para cozinha industrial

Pegue as sugestões que trouxemos neste post e escolha aqueles equipamentos para cozinha industrial que são necessários no seu caso. Liste-os e você não irá esquecer de nada na hora das compras!

Esperamos que tenha gostado da nossa ajuda. Para equipamentos de refrigeração, conte com a Dufrio para dar o suporte necessário a sua cozinha industrial!

botão-site

Compartilhe:

Próximo...

Como dimensionar ar-condicionado com calculadora de BTUs

Aprender como dimensionar ar-condicionado é utilizar de um recurso bem fácil e que ajuda (e muito!) na hora de comprar o aparelho para sua casa. Muita gente fica confusa na hora de escolher qual o ar-condicionado mais potente para o ambiente desejado. Alguns preferem apostar sempre naqueles com BTUs mais

Leia também

consumo de energia do ar-condicionado
Ar Condicionado
Dicas
Dicas de Economia

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos mais úteis em residências e empresas, especialmente em países de clima tropical como o Brasil. No entanto, também é um dos que mais geram dúvidas quando o assunto é consumo de energia. Muitas pessoas acreditam em mitos que podem levar a práticas ineficientes, enquanto

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Capacitores de ar-condicionado

Os capacitores são componentes fundamentais nos sistemas de refrigeração, desempenhando um importante papel no funcionamento dos motores que acionam tanto o compressor quanto os ventiladores. Eles ajudam a garantir o desempenho eficiente do sistema, fornecendo a energia necessária para o motor iniciar e manter sua operação de forma constante. No

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Como manter o conforto térmico com economia de energia e sem sustos na conta de luz

Em tempos de temperaturas elevadas, todo mundo busca maneiras de manter a casa mais fresca. Mas será que dá para ter conforto térmico com economia de energia? A boa notícia é que sim! Com pequenas mudanças de hábito, manutenção adequada e a escolha do ar-condicionado ideal, é possível atravessar o

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

IA na climatização: o que é e como funciona?

A tecnologia vem transformando cada aspecto do nosso dia a dia e os sistemas de climatização não ficam de fora. A inteligência artificial (IA), que já impacta setores como saúde, mobilidade e comunicação, agora chega com força aos aparelhos de ar-condicionado, inaugurando uma era de conforto, eficiência energética e conectividade.