Contar com a praticidade de um refrigerador se tornou algo bastante comum atualmente. A importância de tê-lo para conservar alimentos por mais tempo é notável, bem como os diferenciais trazidos por sua incorporação no dia a dia das pessoas.
A importância de tê-lo para conservar alimentos por mais tempo é grande, bem como os diferenciais trazidos por sua incorporação no dia a dia das pessoas.
Isso tudo faz com que seja praticamente impensável dispensá-lo. Desde que começaram a fazer parte de nossas vidas e a se popularizar trouxeram inúmeras vantagens, simplicidade e possibilidades.
No entanto, limpá-lo ou como conservar/manter o equipamento em ótimas condições de funcionamento é um assunto que ainda intriga muita gente.
O bom é que existem soluções e alternativas.
E é preciso conhecer o produto que você adquire também, para poder tirar melhor proveito dele.
Conforme os equipamentos de refrigeração foram se modernizando novas opções entraram no mercado e cada uma delas traz seu conjunto de relação custo x benefícios específicos aos clientes.
Uma das inovações mais revolucionárias nesse sentido, no entanto, foi justamente a tecnologia a chamada frost free, um modo de operar que não acumula gelo e permite maior facilidade e comodidade aos usuários.
Confira a seguir exatamente o que ela representa e de que modo simplifica bastante a vida de quem utiliza um equipamento dotado dessa capacidade:
Afinal, o que é frost free? Como funciona?
Frost free significa, ao pé da letra, “livre de gelo” e é exatamente isso a que essa tecnologia se propõe.
Antigamente a maioria dos congeladores — como eram apenas conhecidos os equipamentos no começo (lembrando que existem diferenças entre eles e os chamados freezers) — costumavam criar uma camada de gelo que se engrossava quanto mais tempo demorasse a ser desfeita — o que precisava se dar manualmente.
Para realizar o procedimento normalmente era desligado ou interrompido o equipamento com certa frequência, sendo preciso retirar alguns compartimentos para deixá-los sob água a fim de que o gelo fosse se desfazendo ou quebrando.
Ou seja, toda a limpeza do acúmulo de gelo era manual e um tanto quanto trabalhosa, sendo necessário observar sempre a situação do refrigerador para que ela fosse feita de tempos em tempos.
Caso contrário, as camadas de gelo nas ladeiras iam se tornando cada vez mais espessas e comprometendo o funcionamento e utilização do equipamento.
Com a tecnologia frost free nada disso é preciso.
Por meio de um sistema temporizador que “sabe” quando é preciso agir uma resistência elétrica é acionada regularmente para que o gelo nunca chegue a se formar de fato como nos equipamentos não dotados desse mecanismo.
Ou seja, embora não dispense a limpeza habitual, por questões de higiene, elimina a necessidade de acompanhamento mais assídua da formação de gelo em excesso.
Os produtos que possuem essa tecnologia podem ir desde a geladeiras com freezers ou equipamentos à parte, os quais normalmente contêm tal especificação em suas informações técnicas (“degelo frost free”).
Vale aqui entender também a diferença entre frost free e defrost. Enquanto a frost free é como o que foi até aqui explicado, a defrost tem um consumo de energia relativamente menor, mas, embora acumule pouco gelo, precisa passar pelo degelo manual ao menos duas vezes a cada 12 meses.
Quais as vantagens? Por que optar por um equipamento com essa tecnologia?
Para os usuários a grande vantagem que é percebida mais diretamente ao apostar em um refrigerador ou freezer que venha com essa tecnologia está principalmente na praticidade.
Isso é muito útil em especial para quem tem uma rotina agitada, pouco tempo para fazer o degelo e desejo de simplificar ao máximo as tarefas e não ter de se preocupar com algo que precisa ser sempre observado de perto.
Evita-se problemas com esquecimento, além de maior trabalho e até certo transtorno na hora de degelar, com o próprio processo de transformação do gelo em água e sua movimentação pela cozinha e pia, por exemplo.
Além disso vale lembrar que existem outros benefícios agregados a um equipamento com a tecnologia frost free.
Quando o gelo que se acumularia é “combatido” pelo sistema de aquecimento ele se reverte em água que é transformada em vapor, o qual irá circular pelo refrigerador e auxiliar inclusive em seu desempenho e a dispersar com mais facilidade odores que naturalmente podem surgir nesse espaço.
E então, você já entendia direito a tecnologia frost free e suas vantagens? Que tal dar uma olhada nas opções de equipamento dessa linha de degelo da Dufrio, presente desde expositores até freezers verticais?
Aproveite e navegue por nossos produtos para fazer sua melhor escolha ou compartilhe suas dúvidas aqui para que possamos te ajudar!