Leitura: 4min

Ventilação cruzada: o que é e quais seus benefícios?

Dufrio Refrigeração

12 jan 2021

Compartilhe:

Ventilação cruzada
Fonte: Freepik

Um ar-condicionado deixará sua casa fresca com o toque de um botão, mas “não é importante que precisamos desfrutar da forma natural de ventilação em nossa casa”? Bom, a maioria dos proprietários de edifícios e casas tentam incorporar um projeto que permite bastante luz natural, mas muitas vezes negligenciam outra consideração importante, que é a ventilação cruzada.

Apenas alguns construtores entendem completamente o valor desse tipo de método e a incorporam de forma eficaz em todas as suas estruturas. Quando o princípio dessa técnica é seguido corretamente, você pode experimentar a ventilação máxima ao entrar na casa.

Por isso, preparamos um artigo que esclarece diversas dúvidas e poderá te orientar para modernizar o seu espaço. Confira!

O que é ventilação cruzada?

A ventilação cruzada é o método natural de resfriamento e aqui, o vento força o ar frio externo a entrar no edifício por meio de uma entrada como uma empena, uma veneziana de parede ou uma janela aberta. Nesse ínterim, as saídas de dentro da casa, como ventilação do telhado, janelas mais altas, etc., afastarão o ar quente interno do exterior.

Consequentemente, aumenta naturalmente a circulação de ar do edifício, permitindo-nos desfrutar de um resfriamento otimizado e de uma melhor qualidade do ar dentro de casa.

Quais os benefícios da ventilação cruzada?

Hoje em dia, com o desaparecimento do conceito de ventilação cruzada, as pessoas são obrigadas a viver em uma casa com muita umidade. Aqui estão os benefícios que você desfrutará quando este princípio de ventilação cruzada for efetivamente utilizado durante a construção de uma casa.

  • A ventilação cruzada diminui o uso de condicionadores de ar e, portanto, leva à redução do consumo de eletricidade;
  • A temperatura ambiente é reduzida de forma consistente e é ainda mais benéfica durante o verão;
  • Ao contrário do ar condicionado ou refrigerador, não vai exigir nenhuma rotina de manutenção e carga;
  • Você pode desfrutar do ar fresco entrando em sua casa o tempo todo e manter o ambiente ventilado;
  • Alguns estudos mostraram que as pessoas que vivem em casas com ventilação natural têm menos probabilidade de ter problemas de saúde do que as pessoas que passam a maior parte do tempo sob o ar-condicionado;
  • Você pode desfrutar da brisa fresca sem nenhum ar viciado circulando dentro de casa;
  • Não libera nenhum gás nocivo e, portanto, é amigo do ambiente.

Como fazer ventilação cruzada naturalmente?

A maneira mais fácil de fazer a ventilação cruzada naturalmente é abrir as janelas. É realmente muito simples. Idealmente, você deve abrir algumas janelas que estão em frente uma da outra. Não se preocupe se essa configuração não for possível em sua casa. Apenas certifique-se de que as janelas/portas abertas não estejam localizadas no mesmo lado da casa.

O melhor método é fazer com que uma brisa entre em uma janela e saia diretamente de outra colocada em frente à primeira. O ar encontrará um caminho para as áreas abertas, mesmo se as janelas estiverem situadas a 90 graus da janela de entrada.

Observação: a quantidade de ar movida é diretamente proporcional ao tamanho das aberturas de entrada e saída.

Por que a ventilação cruzada é importante?

Podemos não querer admitir que o ar em nossa casa é geralmente mais poluído do que o ar exterior. A ventilação cruzada empurra o ar quente para fora e, com ele, poeira e poluentes.

Você pode economizar dinheiro em impostos com esse método nas primeiras horas da manhã e à noite. O ar normalmente é mais frio durante esses horários, portanto, as unidades de ar condicionado não precisam funcionar com tanta frequência. Se você não tiver certeza do que fazer, tente configurar o termostato para esfriar.

Por fim, agora você já sabe como funciona a ventilação cruzada e já pode usufruir do método. Basta seguir as orientações mencionadas e começar a desfrutar de todos os benefícios já comentados.

Compartilhe:

Próximo...

Como instalar cooktop na bancada?

Como instalar um cooktop na bancada não é algo complicado de fazer, porém exige sim uma ajuda profissional para garantir um bom resultado final. Para você entender melhor tudo o que será necessário nessa instalação, veja alguns cuidados que trouxemos, abaixo! Busque um espaço adequado para o cooktop Existe um

Leia também

Como a tecnologia inverter contribui para a economia de energia?
Ar Condicionado
Conteúdo para Instalador
Dicas

Como a tecnologia inverter contribui para a economia de energia?

A conta de luz é, sem dúvida, uma das despesas que mais pesam no orçamento das famílias e empresas. Seja em uma residência com aparelhos de ar-condicionado ligados durante o verão, em um escritório repleto de computadores e sistemas de climatização, ou em um supermercado que precisa manter refrigeradores ligados

Descarte sustentável é a sua vantagem competitiva
Conteúdo para Instalador
Dicas
Dicas de Economia

Descarte sustentável é a sua vantagem competitiva

Seja você um técnico experiente, um instalador dedicado ou à frente de uma empresa do setor, sabemos que o seu dia a dia é corrido. São chamados de emergência, manutenções preventivas, instalações complexas e a constante busca por soluções que atendam às necessidades dos seus clientes. No meio dessa rotina

Tipos de filtro de ar-condicionado e como escolher o ideal
Ar Condicionado
Comercial
Dicas

Tipos de filtro de ar-condicionado e como escolher o ideal

O ar-condicionado moderno vai além do controle de temperatura. Com a qualidade do ar interior se tornando uma prioridade, os filtros são peças-chave para garantir ambientes saudáveis. Este conteúdo detalha os principais tipos de filtros — HEPA, íons, carvão ativado e outros — explicando como funcionam, seus benefícios e aplicações.

Ar-Condicionado: Guia para você escolher sem medo de errar
Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Ar-Condicionado: Guia para você escolher sem medo de errar

Imagine chegar em casa em um dia de verão escaldante, abrir a porta e ser recebido por uma onda de frescor. Ou, no inverno, escapar do frio cortante para o aconchego de um ambiente perfeitamente aquecido. O ar-condicionado deixou de ser um artigo de luxo para se tornar um aliado