Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Equipamentos para cozinha industrial

por Dufrio Refrigeração • 09/08/2019
Compartilhar:
Como equipar cozinha industrial

Um dos principais desafios de montar uma cozinha industrial é identificar tudo o que será necessário para facilitar o trabalho diário. Para ajudar você na escolha dos equipamentos para cozinha industrial, trouxemos uma lista daqueles que são mais utilizados em geral.

Vamos ver?

Refrigeração

A refrigeração é um dos pilares para manter o bom funcionamento de uma cozinha industrial . Quase todos os preparos irão necessitar da refrigeração em algum momento, seja para armazenar os produtos já prontos ou os seus ingredientes. Abaixo, os principais equipamentos de refrigeração:

Balcão refrigerado

É ideal para otimizar o espaço em cozinhas menores pois, a parte superior pode ser utilizada como bancada. Existem dois tipos de balcão refrigerado, o expositor com vidro e o para cozinhas industriais, que é o que estamos falando.

Esse modelo consegue chegar a temperaturas mais baixas, ideias para conversar alimentos por mais tempo, sem perder a qualidade.

Geladeira comercial

A geladeira comercial é mais usada para o armazenamento de bebidas e alimentos que não precisam ser congelados. Também é conhecida como refrigerador comercial e existem diversos tamanhos e modelos no mercado.

Geralmente, quem tem uma cozinha industrial de pequeno porte acaba adotando as geladeiras e refrigeradores domésticos, por questões de custo-benefício.

Veja esse outro postFreezer

Para alimentos que precisam ser congelados, ou seja, para temperaturas abaixo de zero, é necessário obter um freezer dentre os equipamentos para cozinha industrial. Existem dois modelos disponíveis no mercado: o freezer horizontal e o freezer vertical.

Você pode escolher o que encaixar melhor no espaço de sua cozinha, considerando a necessidade de armazenamento e a orientação do equipamento).

Câmara fria

Agora, estamos falando de cozinhas industriais com grande disponibilidade de espaço. Para o armazenamento de alimentos e bebidas em quantidades muito maiores, o ideal são as câmaras frias. Elas são uma “sala” estruturada para ser refrigerada na temperatura escolhida no projeto. Após a instalação de uma câmara fria no estabelecimento, o espaço pode ser equipado com prateleiras e demais organizadores para comportar os alimentos.

Fornos, chapas e fogões

Aqui, temos o coração de uma cozinha industrial, já que estamos falando dos equipamentos para cozinhar todos os preparos. Os fornos servem tanto para aquecer alimentos pré-prontos e servi-los quentinhos como para assar do zero (por exemplo, os pães congelados em padarias).

Já as chapas são para a produção de alimentos fritos, como ovos, hambúrgueres e bifes. Por último, os fogões são mais versáteis, pois eles permitem o preparo de praticamente qualquer alimento.

Lavadoras de louça e pias

Esse item está na lista porque, apesar de óbvio, algumas pessoas esquecem o quão desgastante pode ser a quantidade de louça para lavar sem a estrutura necessária. Dependendo do tamanho da cozinha industrial, é preciso de mais de uma pia, assim como as lavadoras de louça (para otimizar tempo e trabalho).

Bancadas e prateleiras

Para que a manipulação dos alimentos seja realizada com mais conforto e praticidade, as bancadas são indispensáveis em cozinhas industriais. E para armazenar utensílios e ingredientes que não precisam de refrigeração, as prateleiras cumprem bem essa função.

Outros equipamentos para cozinha industrial

  • Máquinas de gelo: ajuda a economizar com a compra terceirizada de gelo, pois permite produção própria na quantidade desejada.
  • Extratores de suco: para estabelecimentos que servem suco no cardápio, é uma opção que facilita todo o processo.
  • Batedeiras: ajudam em muitos tipos de preparo que precisam realizar misturas de ingredientes, o que poupa mais tempo do que fazer manualmente.
  • Fritadeiras: para cozinhas que servem grandes quantidades de alimentos fritos, como batatas e bolinhos.
  • Liquidificadores: versáteis, pois ajudam em diversos preparos, como sucos, molhos, misturas, etc.
  • Descascadores, cortadores e processadores: facilitam o trabalho que, sem eles, seria manual. Além disso, otimizam o tempo de produção.
  • Masseiras e modeladores para quem trabalha com padaria ou confeitaria, são equipamentos que facilitam o preparo de massas e misturas.
  • Coifas: para manter o ar limpo e agradável no ambiente, assim como manter a durabilidade dos demais equipamentos da cozinha, mantendo-os livres de gorduras e demais impurezas.

Crie um check-list de equipamentos para cozinha industrial

Pegue as sugestões que trouxemos neste post e escolha aqueles equipamentos para cozinha industrial que são necessários no seu caso. Liste-os e você não irá esquecer de nada na hora das compras!

Esperamos que tenha gostado da nossa ajuda. Para equipamentos de refrigeração, conte com a Dufrio para dar o suporte necessário a sua cozinha industrial!

botão-site

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
2 Comentários
  1. Moises Ramos Teixeira disse:

    Solicitamos o envio de orçamento dos itens abaixo, onde a associação estará definindo em reunião a aquisição desses itens.

    * Fogão industrial 6 bocas 30 x 30 com chapa e Forno – quantidade: 1 unidade

    * Panela de pressão industrial 30 litros – quantidade: 1 unidade

    * Freezer horizontal 550 litros metalfrio – quantidade: 1 unidade

    * Panela Pressão 20 litros aluminio polido – quantidade: 1 unidade

    * Tacho panela aluminio fundido polido tamanho 32 com tampa – quantidade: 2 unidades

    * Tacho panela alumínio fundido polido tamanho 50 com tampa – quantidade: 2 unidades

    * Panela tipo caldeirão 68 litros – quantidade: 2 unidades

    * Panela caçarola alumínio fundido nº 40 – quantidade: 2 unidades

    * Liquidificador industrial 6 litros – quantidade: 2 unidades

    Obs.: se possível, nos enviar o orçamento em uma nota da loja, pois temos que apresentar ao conselho da associação.

    Grato pela atenção…

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento