Leitura: 5min

O que é geladeira frost free? O que é frost free e como essa tecnologia pode trazer benefícios?

Dufrio Refrigeração

21 ago 2017

Compartilhe:

Contar com a praticidade de um refrigerador se tornou algo bastante comum atualmente. A importância de tê-lo para conservar alimentos por mais tempo é notável, bem como os diferenciais trazidos por sua incorporação no dia a dia das pessoas.

A importância de tê-lo para conservar alimentos por mais tempo é grande, bem como os diferenciais trazidos por sua incorporação no dia a dia das pessoas.

Isso tudo faz com que seja praticamente impensável dispensá-lo. Desde que começaram a fazer parte de nossas vidas e a se popularizar trouxeram inúmeras vantagens, simplicidade e possibilidades.

No entanto, limpá-lo ou como conservar/manter o equipamento em ótimas condições de funcionamento é um assunto que ainda intriga muita gente.

O bom é que existem soluções e alternativas.

E é preciso conhecer o produto que você adquire também, para poder tirar melhor proveito dele.

Conforme os equipamentos de refrigeração foram se modernizando novas opções entraram no mercado e cada uma delas traz seu conjunto de relação custo x benefícios específicos aos clientes.

Uma das inovações mais revolucionárias nesse sentido, no entanto, foi justamente a tecnologia a chamada frost free, um modo de operar que não acumula gelo e permite maior facilidade e comodidade aos usuários.

Confira a seguir exatamente o que ela representa e de que modo simplifica bastante a vida de quem utiliza um equipamento dotado dessa capacidade:

Afinal, o que é frost free? Como funciona?

Frost free significa, ao pé da letra, “livre de gelo” e é exatamente isso a que essa tecnologia se propõe.

Antigamente a maioria dos congeladores — como eram apenas conhecidos os equipamentos no começo (lembrando que existem diferenças entre eles e os chamados freezers) — costumavam criar uma camada de gelo que se engrossava quanto mais tempo demorasse a ser desfeita — o que precisava se dar manualmente.

Para realizar o procedimento normalmente era desligado ou interrompido o equipamento com certa frequência, sendo preciso retirar alguns compartimentos para deixá-los sob água a fim de que o gelo fosse se desfazendo ou quebrando.

Ou seja, toda a limpeza do acúmulo de gelo era manual e um tanto quanto trabalhosa, sendo necessário observar sempre a situação do refrigerador para que ela fosse feita de tempos em tempos.

Caso contrário, as camadas de gelo nas ladeiras iam se tornando cada vez mais espessas e comprometendo o funcionamento e utilização do equipamento.

Com a tecnologia frost free nada disso é preciso.

Por meio de um sistema temporizador que “sabe” quando é preciso agir uma resistência elétrica é acionada regularmente para que o gelo nunca chegue a se formar de fato como nos equipamentos não dotados desse mecanismo.

Ou seja, embora não dispense a limpeza habitual, por questões de higiene, elimina a necessidade de acompanhamento mais assídua da formação de gelo em excesso.

Os produtos que possuem essa tecnologia podem ir desde a geladeiras com freezers ou equipamentos à parte, os quais normalmente contêm tal especificação em suas informações técnicas (“degelo frost free”).

Vale aqui entender também a diferença entre frost free e defrost. Enquanto a frost free é como o que foi até aqui explicado, a defrost tem um consumo de energia relativamente menor, mas, embora acumule pouco gelo, precisa passar pelo degelo manual ao menos duas vezes a cada 12 meses.

Quais as vantagens? Por que optar por um equipamento com essa tecnologia?

Para os usuários a grande vantagem que é percebida mais diretamente ao apostar em um refrigerador ou freezer que venha com essa tecnologia está principalmente na praticidade.

Isso é muito útil em especial para quem tem uma rotina agitada, pouco tempo para fazer o degelo e desejo de simplificar ao máximo as tarefas e não ter de se preocupar com algo que precisa ser sempre observado de perto.

Evita-se problemas com esquecimento, além de maior trabalho e até certo transtorno na hora de degelar, com o próprio processo de transformação do gelo em água e sua movimentação pela cozinha e pia, por exemplo.

Além disso vale lembrar que existem outros benefícios agregados a um equipamento com a tecnologia frost free.

Quando o gelo que se acumularia é “combatido” pelo sistema de aquecimento ele se reverte em água que é transformada em vapor, o qual irá circular pelo refrigerador e auxiliar inclusive em seu desempenho e a dispersar com mais facilidade odores que naturalmente podem surgir nesse espaço.

E então, você já entendia direito a tecnologia frost free e suas vantagens? Que tal dar uma olhada nas opções de equipamento dessa linha de degelo da Dufrio, presente desde expositores até freezers verticais?

Aproveite e navegue por nossos produtos para fazer sua melhor escolha ou compartilhe suas dúvidas aqui para que possamos te ajudar!

Compartilhe:

Próximo...

Instalação e manutenção do ar-condicionado, a importância de realizá-las

Não basta comprar, é preciso muita atenção na instalação e manutenção do ar-condicionado para que o aparelho trabalhe em sua melhor performance.

Leia também

cervejas geladas dentro de uma cervejeira comercial

Cervejeira Comercial: Como calcular a capacidade e escolher o modelo ideal?

Para calcular a capacidade da cervejeira comercial ideal para o seu negócio, considere a regra prática de volume útil: cada 100 litros brutos comportam, em média, 30 a 35 garrafas de 600ml. Para pequenos comércios ou áreas VIP, modelos de 209L a 244L atendem a demanda diária. Já bares e

Melhores marcas de ar condicionado

Melhores Marcas de Ar Condicionado 2026: Veja Opções Ideais Para Sua Casa

Escolher um ar condicionado em 2026 pode parecer um desafio, com tantas opções disponíveis no mercado. Seja para um espaço pequeno ou um ambiente amplo, existe um modelo ideal para cada necessidade. Neste artigo, apresentaremos as melhores marcas de ar condicionado e modelos para ajudar você a tomar a melhor

Retrospectiva Conexão Dufrio

O ano de 2025 ficará marcado na história do setor de climatização e refrigeração. Não apenas pelos avanços tecnológicos ou pelos desafios do mercado, mas por algo mais profundo, mais humano: pela energia dos 16 encontros que redefiniram o significado de uma comunidade profissional. O Conexão Dufrio ecoou de Norte

Como a sustentabilidade está moldando o setor de climatização

O ar-condicionado e a refrigeração são, hoje, indispensáveis. Seja para garantir nosso conforto em dias de calor extremo, seja para preservar alimentos, medicamentos e manter processos industriais críticos, esses sistemas estão entrelaçados com a nossa vida moderna. No entanto, por muito tempo, essa comodidade teve um custo ambiental significativo. O