O tema de hoje é sensível, forte e necessário! Somente com a conscientização e prevenção podemos erradicar essa doença que tira a vida de muitas líderes, donas de casa, do mundo inteiro. O Outubro Rosa é mais que um laço, é a luta por melhores condições de saúde e amparo emocional.
O câncer de mama é o tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil, mas se detectado precocemente, tem até 95% de chances de cura. Infelizmente, a realidade do nosso país está longe do cenário ideal, pois há muita dificuldade de acesso à saúde.
Diagnóstico tardio compromete o tratamento e qualidade de vida. Prevenir é um ato de amor com você, com seu corpo e com todos que te amam!
Segunda estimativas oficiais do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas à prevenção e o controle do câncer no Brasil, no triênio de 2020/2022 o RS terá 4.050 casos novos de câncer de mama, sendo 69,50 a cada 100 mil habitantes.
Trouxemos para o blog, o depoimento da Regina Fialho, mais conhecida como Nina. Secretaria Executiva, diagnosticada aos 48 anos com câncer de mama de Grau III. Atualmente voluntária do Imama com a finalidade de divulgar e educar o cuidado com as mamas através de ações e palestras.
“O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo. Perdemos diariamente 50 mulheres para o câncer de mama … 2 mulheres a cada hora. Lamentavelmente…Por isso a importância do diagnóstico precoce, de nós, através do Imama, divulgar e informar a sociedade sobre a importância de estar atentas à saúde das mamas… Câncer de mama tem tratamento e se diagnosticado em fase inicial, tem até 95% de chances de cura.
É preciso que cuidemos umas das outras, manter exames de mamografia anual em dia a partir dos 40 anos e autopalpação mensal, qualquer alteração visível ou ao toque, precisa ser examinado por um profissional da saúde, seja a enfermeira do posto de saúde, um ginecologista ou mastologista.
O mês de Outubro é o mês que chamamos a atenção para a doença, mas o cuidado precisa ser o ano inteiro.”
Em Porto Alegre, estimam-se 660 novos casos, sendo 81,82 a cada 100 mil habitantes. Destacamos abaixo o calendário das próximas atividades a serem realizadas pelo IMAMA (Instituto da MAMA do Rio Grande do Sul):
Dia 23 de Outubro, sábado – A Saúde é a Nossa Causa – No Parcão das 10h às 18h. Feira Imama, com a participação de stands dos parceiros Imama.
Dia 24 de Outubro, domingo – Carreata Imama – Do Parcão ao Gasômetro. Saída do Parque Moinhos de Ventos às 15 horas rumo ao centro.
Dia 28 de Outubro, domingo – Imama Talks – Na ASTIR, às 20h. Bate papo com a Dra. Maira Caleffi e convidados especiais para debate sobre o câncer de mama e a jornada da paciente.
Dia 30 de Outubro, sábado. Corrida Imama. Dois Grupos 3km e 5km – Das 08h às 12h. Saída do Gasômetro. Barracas para venda de produtos. Inscrição pelo site do Imama.
Como a agenda pode sofrer alterações, acompanhe a programação nas redes sociais e site www.imama.org.br