Você tem dúvida se comprar ar-condicionado inverter vale a pena? Indo direto ao ponto, a resposta é sim! A tecnologia presente no compressor deste aparelho é a melhor do mercado e promove até 60% de economia de energia. Por isso, compensa comprar ar inverter para um investimento a longo prazo.
Há muitas razões para investir neste equipamento. Comprar um ar condicionado inverter vale a pena graças às suas funcionalidades, à economia de energia, ao baixo índice de ruído e à alta performance.
No entanto, nem todo mundo está familiarizado com as suas características e deixa de aproveitar suas vantagens por pura falta de conhecimento. Veja agora tudo sobre o ar-condicionado inverter e descubra por que ele tem sido tão procurado na hora da compra.
Como funciona o sistema inverter?
Quem pensa que os aparelhos de ar-condicionado são todos iguais não conhece o ar-condicionado inverter. Ele não funciona da mesma forma que os demais, pois sua tecnologia é totalmente diferente da convencional – e é por isso que ele tem tantos diferenciais.
No sistema tradicional, o ventilador dentro da evaporadora suga o ar do ambiente. O compressor faz o ar circular por um conjunto de serpentinas, onde o fluido refrigerante (um gás) gradualmente resfria ou aquece o ar (modelo quente/frio). Depois, o ar é devolvido ao ambiente.
Este ciclo se repete inúmeras vezes até que o ar do ambiente atinja a temperatura escolhida. Toda vez que o ar retorna ao aparelho, o termostato faz uma medição; quando percebe que chegou à temperatura escolhida, desliga o compressor, mantendo apenas a ventilação do aparelho.
Depois de um tempo, quando a temperatura do ar começa a subir, o termostato liga novamente o compressor, recomeçando todo o ciclo.
Qual o diferencial do sistema inverter?
A grande diferença do ar-condicionado inverter é que ele mantém o compressor ligado em rotação variável (nunca desliga), evitando a oscilação de temperatura. O resultado é uma redução no consumo de energia e um ambiente bem mais agradável.
Porém, há vários outros aspectos que evidenciam a diferença entre o ar-condicionado inverter e o convencional, como média de preço, nível de ruído, conforto térmico e sustentabilidade. Veja mais no link acima!
Por que o ar-condicionado inverter é mais econômico?
Ao evitar aquele típico “liga-desliga”, o ar condicionado previne os picos de energia, que são os grandes vilões das contas de luz. Por isso, ele é mais econômico. Para você ter uma ideia, o ar inverter reduz em até 60% o consumo comparado aos aparelhos convencionais.
Outra vantagem do compressor inverter é que ele é muito mais silencioso. Como o compressor trabalha em baixa rotação e não fica ligando e desligando toda hora, o nível de ruído cai bastante. Assim, o ambiente fica muito mais agradável e silencioso.
Além disso, este aparelho utiliza um gás refrigerante ecológico, o R410A, que não agride a camada de ozônio.
Por que comprar um ar-condicionado inverter?
Além de ser mais econômico, silencioso e proporcionar melhor conforto térmico, há outros pontos positivos que explicam por que o ar-condicionado inverter se tornou o aparelho queridinho do mercado.
Por exemplo, seu jato de ar mais espalhado favorece mesmo quem está próximo do aparelho. O gás ecológico, exclusivo dos equipamentos com tecnologia inverter, também é um diferencial: além de ajudar o meio ambiente, ele não é tóxico nem inflamável.
Todas essas vantagens compensam o valor um pouco mais caro do ar-condicionado inverter, que é recuperado com a economia na conta de energia elétrica.
Como escolher ar-condicionado inverter?
Há vários modelos de ar-condicionado inverter, mas nem todos os fabricantes trabalham com essa tecnologia. No entanto, você pode encontrar:
- ar-condicionado inverter split: também conhecido como hi-wall, é a variação mais comum de ar-condicionado;
- ar-condicionado inverter piso teto: auxilia a garantir o conforto térmico em ambientes comerciais, com pé direito alto ou grande fluxo de pessoas;
- ar-condicionado inverter de janela: ótimo para apartamentos alugados ou que já possuem a espera para o ar-condicionado;
- ar-condicionado inverter multi split: ideal para quem precisa climatizar dois ou mais ambientes com apenas uma condensadora;
- ar-condicionado inverter cassete: instalado discretamente no forro, sendo ideal para empresas ou grandes residências;
- ar-condicionado inverter quente e frio: com ciclo que permite o uso do aparelho também durante o inverno.
Lembre-se que há também aparelhos de ar-condicionado inverter com funcionalidades extra, como o purificador de ar, que chega a eliminar até 99% de fungos, bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde do ar, e a função noite, que pode elevar a economia para 74% em relação aos aparelhos tradicionais.
Como dimensionar ar-condicionado?
Para descobrir o melhor ar-condicionado inverter para a sua casa ou empresa, é preciso levar em consideração vários fatores. O principal deles é quantidade de BTUs, ou seja, a unidade que mede a potência de refrigeração/aquecimento do aparelho.
De forma geral, quanto maior o ambiente a ser refrigerado, maior deve ser a capacidade em BTUs do aparelho, mas há outros fatores que devem ser considerados.
É preciso levar em conta também a quantidade de pessoas que transitam pelo local, o número de aparelhos eletrônicos, a quantidade de portas e janelas, a incidência solar e a hora do dia em que mais bate sol no cômodo.
Parece complicado, mas não é: basta usar a calculadora de BTUs da Dufrio! 🙂
Então, ar-condicionado inverter compensa?
Se todas as vantagens ainda não o convenceram, faça a comparação entre o gasto mensal (R$) do aparelho inverter e dos modelos convencionais através da nossa calculadora de consumo de ar-condicionado.
Você vai perceber que vale a pena comprar ar condicionado inverter ao enxergar o retorno do seu investimento com a conta de energia bem mais barata.
Venha conhecer todos os modelos de ar-condicionados inverter na loja da Dufrio e aproveite nossas promoções para economizar ainda mais! 🙂
Continue em nosso blog para descobrir qual é o melhor ar-condicionado inverter para climatizar a sua casa no verão!