A principal diferença do ar-condicionado inverter para o ar-condicionado convencional é o sistema do compressor, que mantém a temperatura do ambiente estável, evita picos de energia e pode gerar até 70% de economia na conta de luz.
Muita gente não entende bem como funciona o ar-condicionado inverter e qual o papel do compressor no consumo de energia do aparelho. Essas dúvidas podem inibir a compra, privando o consumidor de uma alternativa de climatização muito mais econômica.
Por isso, no artigo de hoje, vamos esclarecer a diferença entre ar-condicionado inverter e split, detalhando o sistema de funcionamento dos dois modelos de ar-condicionado.
Trouxemos também um ponto a ponto com todas as vantagens que o aparelho inverter oferece — muito além da já conhecida economia de energia. Confira!
Por que a economia é a principal diferença entre ar-condicionado inverter e split?
Há várias pequenas diferenças entre o ar-condicionado inverter e o sistema convencional, mas se você está em dúvida sobre qual deles optar, basta responder a uma pergunta: você quer economizar na conta de energia elétrica?
Se a resposta é sim, o ideal para você é o ar-condicionado inverter, que por funcionar de uma forma diferente do tradicional, pode significar uma economia de até 60% quando comparado com o convencional.
Entenda o funcionamento do ar-condicionado inverter
No sistema inverter, o compressor varia a rotação de acordo com a temperatura desejada, o que faz com que a climatização aconteça aos poucos.
Esse circuito inteligente faz com que o aparelho mantenha a temperatura do ambiente constante, com pouca oscilação, como você pode ver no esquema abaixo.
E o funcionamento do ar-condicionado split convencional?
Já no ar-condicionado convencional, acontece exatamente o contrário. O compressor funciona ligando e desligando para manter o ambiente climatizado, o que causa uma grande variação de temperatura.
Essa oscilação gera picos de energia – que, por sua vez, consomem grande quantidade de eletricidade. Como o inverter não cria esses picos, é muito mais econômico.
Quais as outras diferenças do ar-condicionado inverter para o split tradicional?
Além do alívio na conta de energia no fim do mês, o ar-condicionado inverter proporciona ainda mais conforto, saúde e bem-estar ao usuário quando comparado ao modelo convencional. Também traz vantagens para o meio ambiente. Entenda por quê:
Conforto térmico
O ar-condicionado inverter oferece maior controle, já que atinge a temperatura escolhida mais rapidamente do que o tradicional. Como nos aparelhos tradicionais a oscilação de temperatura é maior, ele também leva mais tempo para alcançar a temperatura desejada.
É claro que isso, além da conta de energia, também influencia no conforto térmico. E é aí que o ar-condicionado inverter ganha mais pontos outra vez.
Enquanto no sistema tradicional o jato de ar é intenso, podendo incomodar quem fica mais próximo ou na direção, no inverter o jato é suave e contínuo, agindo de forma mais espalhada.
Isso faz com que o ar refrigerado se espalhe pelo ambiente com mais facilidade, melhorando a qualidade da refrigeração.
Nível de ruído
Além disso, o nível de ruído dos aparelhos inverter é menor em comparação aos aparelhos comuns, o que pode fazer toda a diferença em locais como:
- hospitais;
- consultórios médicos;
- clínicas;
- casas de repouso;
- escritórios;
- quartos e outros ambientes de descanso.
O que acontece aqui é que o compressor opera constantemente em baixa rotação, fazendo com que o ruído gerado também seja muito menor.
Sustentabilidade
Em tempos em que a sustentabilidade é tão valorizada, outro dado é bastante importante: o gás utilizado pelo sistema inverter (R-410) é ecologicamente correto.
Além disso, o aparelho utiliza filtros de íon negativos, que retiram do ar sujeiras e odores desagradáveis. Ou seja, além de ser amigo do bolso, o ar-condicionado inverter também é amigo do meio ambiente e da sua saúde.
Custo-benefício
A última diferença entre ar condicionado inverter e split que merece ser citada é o preço. Afinal, este acaba sendo um dos principais critérios na hora da compra.
É verdade que o aparelho inverter é um pouco mais caro. Constatamos um acréscimo de R$ 200 a R$ 400 ao comparar os modelos de ar-condicionado split convencionais e inverter (9.000 BTUS) de três marcas na loja da Dufrio: Elgin, Springer Midea e Electrolux.
Porém, com tantas vantagens e economia de energia elétrica de até 60% de acordo com o modelo e a marca do aparelho, ele é o que oferece o melhor custo-benefício a longo prazo. 🙂
Que tal conhecer os 5 melhores aparelhos de ar-condicionado inverter para climatizar a sua casa no verão? Veja nosso conteúdo especial!
A diferença do ar-condicionado inverter em determinadas regiões do país
Provavelmente pouca gente conhece este diferencial do ar-condicionado inverter: ele pode ser especialmente indicado em locais onde a variação climática é maior.
Em regiões como o Sudeste, por exemplo, pode haver variações de até 10º C em um mesmo dia. Isso torna o ar condicionado inverter uma excelente opção para manter a temperatura constante e evitar a diferença climática prejudicial à saúde.
Por outro lado, regiões mais quentes também podem se beneficiar do ar-condicionado inverter. Onde a temperatura é constantemente elevada, o compressor do ar-condicionado tradicional acaba funcionando sempre na velocidade máxima, para compensar a troca de calor com o ar externo.
Isso faz com que o consumo de eletricidade seja muito grande, o que não ocorre com o ar-condicionado inverter. Ou seja, representa uma maior economia na conta de luz!
Escolha o modelo de ar-condicionado inverter ideal para você
A tecnologia inverter já disponível em diversos modelos de ar-condicionado, facilitando ainda mais a sua escolha. Você pode escolher entre os formatos:
É sempre bom lembrar que a tecnologia inverter não interfere nas demais funções, como sleep, timer, turbo, etc.
E então, pronto para fazer a sua escolha? Aproveite e conheça todos os modelos de ar-condicionado inverter na Dufrio! Temos diversas opções de ar-condicionado em promoção com parcelamento em até 10x sem juros ou com desconto à vista esperando por você. 🙂
Matéria muito bem organizada, conteúdo rico em informações.
Olá, Lucas como vai? Agradecemos o elogio. Você gostaria de sugerir um tema para que abordássemos no blog? Continue nos acompanhando.
gostaria de sugerir varios temas alguns deles são: o que leva uma maquina sofre de golpe de liquido, ou tema é o terro dos penduradores que é sub resfriamento e sub aquecimento.
Muito obrigado pela atenção.
Existe alguma diferença (vantagem) da função inverter com relação à renovação de ar no ambiente?
em relação ao tempo de funcionamento irá interferir no valor pago pelo consumo?
exemplo: um ar tecnologia inverter 9000btus consumo 17,1kwh/mês.
e um convencional com 17,6kwh/mês.
pois vi algo certa vez que com um funcionamento de 6horas por dia não era tão viável comprar um ar inverter.
Tenho uma cozinha meio industrial
Trabalhando com fogão e forno maior parte do tempo,e esquenta muito, das pessoas passar mal
E viável colocar um ar condicionado inverter?
Vai resolver?
Um espaço 30mt quadrado
Qual seria o ideal?
Obrigada!
Olá Regina, tudo bem?
Temos um post exclusivo sobre esse assunto, acredito que vai ajudar você.
https://www.dufrio.com.br/blog/ar-condicionado/ar-condicionado-para-cozinha-ele-combina-com-esse-ambiente-2/
Bom dia.
Comprei um ar condicionado inverter power carrier em setembro de 2015 usei muito pouco e agora estou com problemas de Erro P1, disseram que seria problema na tensão o que não é verdade pois o eletricista de confiança esteve aqui e não foi detectado nenhum problema. Como moro em região de praia me informaram que o inverter tem uma placa que fica no aparelho do lado de fora e que é de fácil oxidação devido a marisia e que o comum, sem ser o inverter, não tem essa placa. Gostaria de saber da veracidade dessa informação pois parece que o aparelho esta condenado, tendo em vista o alto valor da placa, para que eu possa fazer uma escolha correta. Agradeço ajuda de vocês.
Olá Vânia, tudo bem?
Preparamos um conteúdo exclusivo sobre esse assunto: https://www.dufrio.com.br/blog/ar-condicionado/residencial/como-proteger-ar-condicionado-da-maresia-na-praia/
Quando olhamos as especificações técnicas de um ar comum (split) e um inverter, por exemplo, um de 12000 BTUS, o consumo nominal na embalagem é o mesmo, porque?
Olá Fabio, tudo bem?
O que difere é a forma como é usado, o desempenho do Inverter é maior gastando menos.
Podemos solicitar para um dos nossos especialistas entrar em contato com o sr 🙂
Qual é a marca mais confiável do ar condicionado inverter?
Olá Elio, tudo bem?
Nós trabalhamos com as melhores marcas da categoria. Acesse agora nosso site e encontre o modelo ideal pra você.
https://www.dufrio.com.br/ar-condicionado/split-inverter?utm_source=blog&utm_medium=comentario&utm_campaign=1958
Olá… O técnico está me dizendo q o valor da instalação do inverter é maior que os modelo on-off. Existe algum motivo para o valor da instalação ser mais cara?
Olá
Devidos aos componentes necessários para a instalação, pode sim ter uma diferença de valor
Vou morar em um condomínio, no qual a Administração alega que o ar Split a ser instalado não pode ser Inverter. Isto procede? Por que?
Olá Mauro, como vai ? Orientamos que verifique diretamente com os responsáveis da administração, pois cada condomínio possui suas regras e clausulas. Temso alguns modelos de ar condicionado de janela em nosso site, confira: http://www.dufrio.com.br.
Ficamos a disposição! 🙂
Minha opinião é que um equipamento inverter mal dimensionado consome mais energia que o convencional. Pois o compressor permanece em alta rotação aumentando o consumo de energia!
Olá Fernando, como vai? Para quem opta pelo opção inverter tem uma economia de até 60% quando comparado com o convencional. O compressor varia a rotação de acordo com a temperatura desejada. Ficamos a disposição!
Olá, gostaria de saber se o invert é indicado para a região do nordeste, mais precisamente na fervente Teresina-PI, onde o dia é extremamente quente e a noite não há quedas bruscas de temperatura. Haveria grande economia de energia ao utilizar um invert?
Olá, como vai? Um ar condicionado inverter você irá economizar um pouco mais que um convencional. Iremos lhe enviar um link com as vantagens de adquirir um inverter . https://www.dufrio.com.br/blog/ar-condicionado/residencial/quais-as-vantagens-do-ar-condicionado-inverter/
Ficamos a disposição!
Texto excelente! muito esclarecedor. Deixo meu elogio e meu agradecimento.
Agradecemos pelo tempo e elogio prestado! Ficamos a disposição!
Parabéns, matéria simples, organizada e esclarecedora.
Olá Elton, como vai? ficamos felizes que nosso conteúdo tenha lhe ajudado. Um abraço!
Olá, tenho um LG inverter e ele está pingando muito dentro de casa. Já fiz a limpeza interna, olhei calhas, olhei se duto não estava entupido, lavei por fora pois estava sujo, mas nada adiantou.
Chamei um profissional que fez as mesmas coisas que eu e também nao descobriu nada. Ele mediu o gás e disse que ao invés de estar ppr volta de 125 alguma coisa, está em 100 mas como não tinha certeza, não mexeu. Percebo que ele não gela como antes.
A falta de gas pode gerar esta pingação toda?
Meu ar tem somente 2 anos de uso
Obrigada
Olá!
Para sua dúvida um especialista irá entrar em contato via e-mail.
Ficamos a disposição!
Assim como no relato acima tenho um LG inverter 12.000 btu e ele está pingando muito dentro de casa. Fiz limpeza interna, olhei calhas, olhei se duto não estava entupido mas nada adiantou.
Chamei um profissional que fez as mesmas coisas que eu e também nao descobriu nada.
Notei que a água é gerada na parte de trás do bloco evaporador e, por isso, nao cai na calha de esgotamento. Após escorrer por traz a agua cai na turbina e gera o gotejamento interno.
A falta de gas pode gerar esta pingação toda?
Meu ar está até mesmo dentro da garantia e venho desconfiando de problema no equipamento.
Agradecerei muito se puderem me ajudar com qualquer direcionamento.
Comprei meu ar na Dufrio e fui muito bem atendido! Mas agora estou tendo muitos problemas com instalação/equipamento.
Desde já agradeço!
Olá Luiz Cláudio, tudo bem?
Pode estar acontecendo por excesso de Condensação, esta pode ser gerada por diversos fatores sendo um deles excesso de fluido refrigerante. Será necessário um técnico para uma melhor avaliação.
Ficamos à disposição =)
Boa noite, tenho um ambiente com 22m² posso instalar um ar condicionado de 12000 btus? Como saber se o modelo que eu comprar realmente é o inverter?
Olá Daniela, tudo bem?
Temos disponível no nosso site, uma calculadora de BTUs, onde você preenche as medidas do seu espaço e ela mostra aproximadamente o modelo de ar condicionado que você deve adquirir. Clique aqui para ver a calculadora.
Ficamos à disposição
Vejo que temos uno CBG E CBF qual diferença e a serpentina é de cobre nunca dizem na marca consul
Olá Olga, tudo bem?
Para sua dúvida, um especialista técnico irá entrar em contato via e-mail.
Ficamos à disposição
Boa tarde !!! Não consigo a informação de consumo do Ar condicionado INVERTER !!! Já naveguei nessa internet, de todo jeito, mudei a forma de pesquisar……..e só aparece que o inverter gasta 17,1 Kwts/mês, mas o convencional também gasta isso. Se gastam em 1 hora ligado ao dia, o mesmo valor de kwatts, onde aparece aquela economia de 60% que as industrias alegam ??? Pode me informar QUANTOS KILOWATTS GASTA ESTE BENDITO AR CONDICONADO INVERTER DE 9000 ??? Nem no manual da Springuer Carrier tem essa informação. Quero saber QUANTOS KILOWATTS GASTA POR HORA !!!! Faço a conta depois, sem problemas. Saberia me informar ???
Olá Carlos, tudo bem?
Temos no nosso site, uma calculadora de consumo que mostra o consumo aproximado de todos os modelos disponíveis na Dufrio. Coloco link abaixo:
https://www.dufrio.com.br/pagina/calculadora-consumo
Ficamos à disposição
Me informaram que o inverter só é indicado quando o uso é constante. Em cômodos em que usamos o ar condicionado umas 3 ou 4 horas por dia deve ser usado o comum e não o inverter. Essa informação é verdadeira?
Olá Gelsa, tudo bem?
Os modelos Inverter realmente são indicados para o uso constante, pois a diferença entre o Ar Condicionado Inverter e On/Off, é que o Inverter não desliga o compressor quando chega na temperatura ideal, apenas diminuindo a rotação, o que acarreta na economia de energia, já que o gasto de luz maior no ar condicionado é o ligar e desligar do compressor da condensadora. Portanto, se você ligar e desligar o Inverter muitas vezes ao dia, acaba não economizando tanto na energia.
Ficamos à disposição