Leitura: 4min

Microondas não esquenta, o que pode ser?

Dufrio Refrigeração

30 abr 2020

Compartilhe:

Melhor microondas

Você coloca sua refeição no microondas, aciona o tempo de aquecimento desejado, confere a luz interna, tudo parece certo… porém, surpresa! O microondas não esquenta. O que pode estar acontecendo?

Primeiramente, não se desespere. Na grande maioria dos casos, o eletrodoméstico não funciona adequadamente por causa de problemas fáceis de serem resolvidos. Eventualmente, pode acontecer alguma falha técnica que necessite de assistência especializada.

Veja os motivos mais comuns que fazem o microondas não esquentar e como identificar o problema do seu equipamento.

1. Problemas na tomada

Parece um problema muito simples, né? Mas falhas na tomada e na alimentação de energia podem fazer o microondas parar de esquentar.

A razão mais óbvia para o microondas não funcionar é estar desconectado da tomada. Porém, se o equipamento liga e o painel acende normalmente, pode ter havido mau contato ou curto-circuito.

Agora, se o aparelho está dividindo a tomada com outro eletrodoméstico, o motivo pode ser carga elétrica insuficiente. Nesse caso, é melhor reservar uma única tomada para cada equipamento.

Outro problema comum é comprar microondas com a voltagem errada: por exemplo, de 110V, para uma residência que possui rede 220V. O aparelho pode até ligar, mas não vai esquentar adequadamente.

Microondas ou fogão? Qual vale a pena manter atualizado?

2. Potência errada

Assim como a voltagem, a potência do microondas deve ser adequada. Determinados tipos de alimentos e porções mais volumosas precisam de mais calor incidindo para esquentar.

A dica é ajustar o nível de potência do equipamento, conforme consta nas instruções do manual, e verificar se o aquecimento acontece adequadamente.

Outro detalhe que pode dar a impressão de que o microondas não está esquentando é o modo de programação — a opção “descongelar”, por exemplo, esquenta bem mais lentamente do que os modos normais.

3. Falha na porta

A maioria dos microondas tem um sistema de segurança que impede o aquecimento enquanto a porta não está completamente fechada. Ou seja, pode ser que o problema do seu equipamento esteja justamente aí.

Então o primeiro passo é verificar se o microondas está fechando direitinho. Você identifica algum obstáculo barrando a porta? Talvez o prato depositado seja grande demais? Ou o travamento da porta não está funcionando corretamente?

Se você não encontrar nenhum problema visível, uma hipótese é de que haja defeito no sensor que detecta o fechamento da porta. Sem receber sinal desse sensor, o motor do microondas não funciona.

4. Saídas de ar obstruídas

Para que o microondas funcione corretamente, é super importante que suas saídas de ar estejam livres. São aquelas pequenas aberturas nas laterais do equipamento, sabe?

Se tiver algum objeto cobrindo ou obstruindo as saídas, o vapor pode acumular dentro do aparelho e comprometer o aquecimento dos alimentos.

Geralmente, o espaço necessário ao redor do aparelho está indicado no manual de instruções. A maioria recomenda pelo menos 10cm de distância.

Melhor marca de micro-ondas: Midea, LG, Electrolux ou Consul?

5. Defeito no aparelho

Caso as outras possíveis causas tenham sido eliminadas, pode ser que o motivo do seu microondas não esquentar seja algum defeito interno.

Aqui existem algumas possibilidades: por exemplo, interruptor, fusível ou magnetron queimado. Esse último é a principal peça do microondas, responsável por transformar a eletricidade em ondas magnéticas que aquecem os alimentos.

Se, além de não esquentar, seu aparelho também estiver emitindo um ruído estranho, é indício de que o magnetron pode mesmo ter estragado.

Conclusão

Esperamos ter te ajudado a entender o funcionamento do seu aparelho, e que o problema seja simples de resolver!

Mas se ainda assim você não conseguiu entender por que seu microondas não esquenta, procure a assistência técnica especializada para investigar mais a fundo. Boa sorte!

Compartilhe:

Próximo...

Lista de presentes para o Dia das Mães

O Dia das Mães, que este ano ocorrerá no dia 10 de maio, está cada dia mais próximo, e para agradecer a pessoa que sempre esteve lá por nós em todos os momentos, o que melhor que um presente especial? E para ajudar a ter a melhor ideia nesse dia,

Leia também

Geladeira para cerveja

Quais as melhores cervejeiras para bares e restaurantes em 2026? Ranking e Consumo

Para definir as melhores cervejeiras comerciais de 2026, é preciso olhar além da estética: o segredo está na capacidade de recuperação térmica e na eficiência energética. No topo do nosso ranking para exibição e vendas, destacamos a linha Imbera e Metalfrio, imbatíveis no design de porta de vidro. Já para

cervejas geladas dentro de uma cervejeira comercial

Cervejeira Comercial: Como calcular a capacidade e escolher o modelo ideal?

Para calcular a capacidade da cervejeira comercial ideal para o seu negócio, considere a regra prática de volume útil: cada 100 litros brutos comportam, em média, 30 a 35 garrafas de 600ml. Para pequenos comércios ou áreas VIP, modelos de 209L a 244L atendem a demanda diária. Já bares e

Melhores marcas de ar condicionado

Melhores Marcas de Ar Condicionado 2026: Veja Opções Ideais Para Sua Casa

Escolher um ar condicionado em 2026 pode parecer um desafio, com tantas opções disponíveis no mercado. Seja para um espaço pequeno ou um ambiente amplo, existe um modelo ideal para cada necessidade. Neste artigo, apresentaremos as melhores marcas de ar condicionado e modelos para ajudar você a tomar a melhor

Retrospectiva Conexão Dufrio

O ano de 2025 ficará marcado na história do setor de climatização e refrigeração. Não apenas pelos avanços tecnológicos ou pelos desafios do mercado, mas por algo mais profundo, mais humano: pela energia dos 16 encontros que redefiniram o significado de uma comunidade profissional. O Conexão Dufrio ecoou de Norte