Leitura: 4min

Microondas não esquenta, o que pode ser?

Dufrio Refrigeração

30 abr 2020

Compartilhe:

Melhor microondas

Você coloca sua refeição no microondas, aciona o tempo de aquecimento desejado, confere a luz interna, tudo parece certo… porém, surpresa! O microondas não esquenta. O que pode estar acontecendo?

Primeiramente, não se desespere. Na grande maioria dos casos, o eletrodoméstico não funciona adequadamente por causa de problemas fáceis de serem resolvidos. Eventualmente, pode acontecer alguma falha técnica que necessite de assistência especializada.

Veja os motivos mais comuns que fazem o microondas não esquentar e como identificar o problema do seu equipamento.

1. Problemas na tomada

Parece um problema muito simples, né? Mas falhas na tomada e na alimentação de energia podem fazer o microondas parar de esquentar.

A razão mais óbvia para o microondas não funcionar é estar desconectado da tomada. Porém, se o equipamento liga e o painel acende normalmente, pode ter havido mau contato ou curto-circuito.

Agora, se o aparelho está dividindo a tomada com outro eletrodoméstico, o motivo pode ser carga elétrica insuficiente. Nesse caso, é melhor reservar uma única tomada para cada equipamento.

Outro problema comum é comprar microondas com a voltagem errada: por exemplo, de 110V, para uma residência que possui rede 220V. O aparelho pode até ligar, mas não vai esquentar adequadamente.

Microondas ou fogão? Qual vale a pena manter atualizado?

2. Potência errada

Assim como a voltagem, a potência do microondas deve ser adequada. Determinados tipos de alimentos e porções mais volumosas precisam de mais calor incidindo para esquentar.

A dica é ajustar o nível de potência do equipamento, conforme consta nas instruções do manual, e verificar se o aquecimento acontece adequadamente.

Outro detalhe que pode dar a impressão de que o microondas não está esquentando é o modo de programação — a opção “descongelar”, por exemplo, esquenta bem mais lentamente do que os modos normais.

3. Falha na porta

A maioria dos microondas tem um sistema de segurança que impede o aquecimento enquanto a porta não está completamente fechada. Ou seja, pode ser que o problema do seu equipamento esteja justamente aí.

Então o primeiro passo é verificar se o microondas está fechando direitinho. Você identifica algum obstáculo barrando a porta? Talvez o prato depositado seja grande demais? Ou o travamento da porta não está funcionando corretamente?

Se você não encontrar nenhum problema visível, uma hipótese é de que haja defeito no sensor que detecta o fechamento da porta. Sem receber sinal desse sensor, o motor do microondas não funciona.

4. Saídas de ar obstruídas

Para que o microondas funcione corretamente, é super importante que suas saídas de ar estejam livres. São aquelas pequenas aberturas nas laterais do equipamento, sabe?

Se tiver algum objeto cobrindo ou obstruindo as saídas, o vapor pode acumular dentro do aparelho e comprometer o aquecimento dos alimentos.

Geralmente, o espaço necessário ao redor do aparelho está indicado no manual de instruções. A maioria recomenda pelo menos 10cm de distância.

Melhor marca de micro-ondas: Midea, LG, Electrolux ou Consul?

5. Defeito no aparelho

Caso as outras possíveis causas tenham sido eliminadas, pode ser que o motivo do seu microondas não esquentar seja algum defeito interno.

Aqui existem algumas possibilidades: por exemplo, interruptor, fusível ou magnetron queimado. Esse último é a principal peça do microondas, responsável por transformar a eletricidade em ondas magnéticas que aquecem os alimentos.

Se, além de não esquentar, seu aparelho também estiver emitindo um ruído estranho, é indício de que o magnetron pode mesmo ter estragado.

Conclusão

Esperamos ter te ajudado a entender o funcionamento do seu aparelho, e que o problema seja simples de resolver!

Mas se ainda assim você não conseguiu entender por que seu microondas não esquenta, procure a assistência técnica especializada para investigar mais a fundo. Boa sorte!

Compartilhe:

Próximo...

Lista de presentes para o Dia das Mães

O Dia das Mães, que este ano ocorrerá no dia 10 de maio, está cada dia mais próximo, e para agradecer a pessoa que sempre esteve lá por nós em todos os momentos, o que melhor que um presente especial? E para ajudar a ter a melhor ideia nesse dia,

Leia também

consumo de energia do ar-condicionado
Ar Condicionado
Dicas
Dicas de Economia

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos mais úteis em residências e empresas, especialmente em países de clima tropical como o Brasil. No entanto, também é um dos que mais geram dúvidas quando o assunto é consumo de energia. Muitas pessoas acreditam em mitos que podem levar a práticas ineficientes, enquanto

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Capacitores de ar-condicionado

Os capacitores são componentes fundamentais nos sistemas de refrigeração, desempenhando um importante papel no funcionamento dos motores que acionam tanto o compressor quanto os ventiladores. Eles ajudam a garantir o desempenho eficiente do sistema, fornecendo a energia necessária para o motor iniciar e manter sua operação de forma constante. No

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Como manter o conforto térmico com economia de energia e sem sustos na conta de luz

Em tempos de temperaturas elevadas, todo mundo busca maneiras de manter a casa mais fresca. Mas será que dá para ter conforto térmico com economia de energia? A boa notícia é que sim! Com pequenas mudanças de hábito, manutenção adequada e a escolha do ar-condicionado ideal, é possível atravessar o

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

IA na climatização: o que é e como funciona?

A tecnologia vem transformando cada aspecto do nosso dia a dia e os sistemas de climatização não ficam de fora. A inteligência artificial (IA), que já impacta setores como saúde, mobilidade e comunicação, agora chega com força aos aparelhos de ar-condicionado, inaugurando uma era de conforto, eficiência energética e conectividade.